ÚLTIMAS NOTÍCIAS

sexta-feira, 11 de maio de 2018

A TERRA TREMEU NO VALE DO JAGUARIBE: A terra volta a tremer no município de Palhano

Segundo informações de populares, por volta das 9:29, a terra tremeu no município de Palhano-CE, na região do Vale do Jaguaribe. 

O abalo sísmico, pode ser sentido por vários populares da referida cidade no interior do Ceará, cidade de aproximadamente 8. 869 habitantes, segundo o IBGE/2010. Localizada no baixo Jaguaribe, a cidade de Palhano já teve registros de outros abalos, em diferentes épocas.

O Fato ocorrido na manhã desta sexta-feira dia 11 de maio, pode ser identificado, por moradores de várias partes do município, entre eles os da comunidade de Pedras. Ainda

segundo o professor Jeilson Santiago, morador da cidade de Palhano, o referido abalo foi o suciente pra sentir a vibração nos pés, menos de 3 segundos.

Abalo sísmico ou terremoto é um tremor da superfície terrestre produzido por forças naturais situadas no interior da crosta terrestre e a profundidades variáveis. Os abalos são causados pelo choque de placas rochosas situadas a profundidades que vão desde 50 até 900 km abaixo do solo. Outros fatores considerados são deslocamentos de gases como o metano e as atividades vulcânicas. Existem dois tipos de sismos: Os de origem natural e os induzidos.

A maioria dos abalos sísmicos é de origem natural da Terra, são chamados de sismos tectônicos. A força das placas tectônicas desliza sobre a astenosfera podendo colidir, afastar-se ou deslizar-se uma pela outra. Através dessas forças as rochas vão se alterando até seu ponto de tensão, posteriormente as rochas começam a se romper e liberam uma energia acumulada durante o processo de deslocamento. A energia então é liberada através de ondas sísmicas pela superfície e interior da Terra. 

Nos anos 80, o município de Palhano teve um abalo sísmico que foi manchete em rede nacional, por meio da Rede Globo nos telejornais, Jornal Nacional e Fantástico.

Fonte: TV Jaguar/ Foto: TV Jaguar

Nenhum comentário: