ÚLTIMAS NOTÍCIAS

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

EM AQUIRAZ: Fuga em massa: detentos escalam muralha e escapam da mais nova unidade prisional do Ceará





Presos usaram uma "teresa" (corda feita com lencóis) para escalar a muralha do presídio

Três dias após uma rebelião em uma das unidades do Sistema Penitenciário do Ceará. Um novo incidente foi registrado nesta quinta-feira (17). Uma fuga em massa de detentos aconteceu durante a madrugada no Centro de Detenção Provisória (CDP), localizado no Município de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).


A fuga, porém, só foi descoberta na manhã de hoje quando policiais militares e agentes penitenciários encontraram uma “Teresa” (corda feira com lençóis) dependurada no muro. Por ali, vários detentos fugiram sem que fossem percebidos pela vigilância da unidade. O número de foragidos não foi ainda divulgado pela Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejus), órgão responsável pela administração do Sistema Penitenciário do Ceará.

A unidade é a mais nova do Sistema. O CDP foi inaugurado no dia 28 de junho último pelo governador Camilo Santana (PT) e teve como objetivo a retirada completa dos presos que permaneciam nas carceragens das delegacias de Polícia Civil da Capital e sua Região Metropolitana. O prédio tem capacidade para abrigar até 568 detentos que aguardam julgamento ou cumprem prisão temporária ou preventiva (presos provisórios).

Este foi quarto incidente registrado no Sistema Penitenciário do Ceará em apenas cinco dias. Saiba quais foram eles:

1 – Sábado (13 de outubro) – Uma menina de 11 anos de idade foi estuprada por um detento no momento em que tinha ido visitar o pai, na CPPL 5, em Itaitinga.

2 – Segunda-Feira (15 de outubro) – Detentos deflagram uma rebelião na Unidade Prisional José Sobreira Amorim, em Itaitinga, destruindo a carceragem e colocando barricadas de fogo nas galerias.

3 – Terça-Feira (16 de outubro) – Familiares de presos do Complexo Penitenciário de Itaitinga realizam um protesto no quilômetro 17 da BR-116, em frente ao portão de acesso às CPPLs 1,2,3,4 e 5. Uma pista da rodovia é interditada. A PM usa bombas de gás para dispersar os manifestantes.

4 – Quinta-Feira (18 de outubro) – Registrada fuga coletiva de presos no Centro de Detenção Provisória (CDP), em Aquiraz.

Nenhum comentário: